sábado, 13 de março de 2010

Dungeon Tiles - Home Made

Desde a chegada da edição 3.0 de D&D aqui no Brasil, todos os jogadores com certeza notaram a grande intenção dos criadores de retornar um pouco às origens do RPG fazendo com que houvesse uma maior necessidade de miniaturas e tabuleiros. Isso aconteceu porque o RPG surgiu dos War Games, jogos de guerra muito populares nas terras gringas nas décadas de 70 e 80. Com o advento da 3ª edição houve um retorno às origens, e o nosso saudoso D&D passou a ter uma uma mecânica de regras que não dependia, mas privilegiava e funcionava melhor com o uso dos tabuleiros e miniaturas.
Para promover e oferecer fomento a esta nova forma de jogar, a Wizards of The Coast passou a produzir as miniaturas oficiais de D&D (das quais já falei em artigos anteriores) e também os chamados Dungeon Tiles, ou Masmorras Montáveis como já são conhecidos aqui. O sucesso desta linha de produtos foi tão grande que os estoques rapidamente se esgotaram.

A linha Dungeon Tiles é o produto oficial de D&D para a montagem de masmorras para jogos de RPG. Cada kit vem com um número fixo de peças feitas em papelão grosso (papel panamá), impresso nas duas faces, com os quais pode-se fazer várias combinações possíveis para montar dungeons de jogo. Diferentes do D&D Miniatures os Dungeon Tiles não chegaram aqui com o preço muito alto. Isso acontece porque eles são importados como se fossem livros, e livros não são tributados no Brasil. Ou seja, você pode importar qualquer livro sem pagar imposto. Como os preços dos Kits eram bons (algo em torno de R$ 25) os poucos lugares que vendiam esgotaram seus estoques em velocidade relâmpago. Eu cheguei a coagitar comprar do exterior mas apesar de o preço não sair tão caro tem a questão do frete que onera bastante. Então procurando na internet consegui achar várias opções gratuitas e que funcionam tão bem quanto os tiles oficiais. Seguem alguns links:

Dungeon Tiles Mapper - Ferramenta da Wizards para construir seus próprios tiles
CSP Dungeon Tiles - Tiles não oficiais mas muito bonitos e funcionais
Billiambabble Tiles - Design diferente mas também muito legais.
Will's Hand Made - Mesmo Design do acima só que com outras configurações.

No meu caso eu preferi pagar algumas PO numa gráfica rápida para obter uma melhor qualidade de impressão, mas quem preferir pode imprimir em casa na sua própria impressora. Eu só indicaria que usasse o papel de maior gramatura que sua impressora permitir.
Uma outra ideia que eu tive é que acima de tudo julgo ser politicamente correta, é aproveitar o papelão compacto de caixas de sapato, embalagens de edredons, brinquedos e outros para deixar seus tiles mais firmes. Basta imprimir e depois colá-los com cola em bastão nessas sobras de papelão que iriam para o lixo. Você cria bons materiais para os seus jogos e ainda contribui com o meio ambiente. Um bom resultado que obtive também foi colando os meus tiles em papel panamá (encontrado em grandes armarinhos e papelarias) e encapando depois com papel contact. Ficaram muito parecidos com os originais de D&D.

Apesar de nosso tópico ser home made, resolvi excepcionalmente beneficiar também aqueles que querem adquirir de forma paga os seus dungeon tiles. O mercado estrangeiro oferece inúmeras opções tanto de tiles planos como inclusive dos belos (e pouco práticos) tiles 3D.

Os tiles oficiais de D&D podem ser comprados através da Amazon, e uma dica que dou é juntar amigos que também queiram comprar para assim rachar o frete.
Existem também várias opções pagas em PDF (bem baratinho) podem ser compradas no portal RPGNOW, um local que aliás todo RPGista deveria conhecer, pois vende tudo em PDF e com preços ótimos, mesmo em dólar. Para comprar nesses locais é necessário que você faça um cadastro e possua um cartão de crédito internacional. Os tiles oficiais são lindos, só que são mais caros e demoram em média 30 dias para chegar. Já os PDF's pagos são também muito bonitos e tem a vantagem de você receber imediatamente o link para download assim que pagar.

Uma outra opção que eu julgo a mais bonita (e difícil de guardar!) de todas, são os dungeon tiles 3D. Uma das opções com relação custo benefício bem razoável são os E-Z Dungeons da Fat Dragon Games são dungeons 3D de que você compra em formato PDF, imprime e monta. São trabalhosas, de montar mas as peças finais ficam lindas dando um banho em qualquer dungeon tile oficial.


Por último, temos aquelas que julgo serem as mais perfeitas, bonitas e duráveis de de todas as Dungeons montáveis. As peças de resina da Dwarven Forge são a Ferrari do mundo das dungeons e como tal são realmente caras. Cada set com algumas peças não sai por menos de $60, e para montar uma masmorra descente você irá precisar de vários deles. Tirando a parte do preço é inegável a beleza e a presença dessas masmorras em jogo. Vale a pena conferir o site da Dwarven Forge só pra vocês babarem as masmorras e outros cenários contruídos com as peças de resina fabricadas por eles. Se alguém tiver grana para comprar essas peças, por favor, não se esqueça de me convidar para jogar na sua mansão!!!!

Independentemente de serem gratuitos, baratos, de preço elevado, oficiais ou não, a verdadeira função dos tiles é fornecer um palco legal para suas aventuras, um ambiente propício que ajude a imaginação dos RPGistas a viajar na hora do jogo. Afinal, para muitos o RPG é um hobby usado para sair um pouco de sua realidade, curtir, relaxar e desestressar... Quaisquer ferramentas que contribuam com esse intuito serão sempre bem-vindas.

Até o nosso próximo home made.

Um comentário:

  1. Marco Antonio de Souza11 de outubro de 2011 às 21:30

    Você conhece a StoneForge Miniaturas?comprei um kit deles na semana passada... simplesmente Maravilhoso... eles são uma pagina da internet BRASILEIRA que tem peças próprias e também da Hirst Arts a qual são os ÚNICOS licenciados no Brasil e tem TIles 3d com preços que valem a pena pela qualidade , durabilidade e blz.
    As peças são de resina aditivada e não perdem pra nenhuma da dwarven não! como falei antes comprei na semana passada o kit e faço questão de divulgar pela qualidade do kit... e o melhor NO BRASIL....comprarei mais peças com certeza... o material é maravilhoso... é um investimento para minha mesa de rpg que durará para toda vida...sem contar no atendimento Show de boa....animal mesmo....estão de parabens!!! vale a pena conferir.

    ResponderExcluir