quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dicas de Jogo: Mestre Auxiliar

No último Encontro D30, tive a oportunidade rara de notar uma coisa muito interessante e que me chamou a atenção: A figura de um mestre auxiliar.
Isso mesmo, mestre auxiliar. Durante o encontro, para que nove jogadores não ficassem sem jogar, dois participantes se propuseram a mestrar uma mesa para nove pessoas. Na hora eu meio que torci o nariz e disse: - Nove jogadores? É inviável. Mas um dos mestres me respondeu: - Relaxe pode deixar que eu fico de auxiliar...
Depois, quando fui questionar a respeito do desenvolvimento e desfecho da aventura com um dos mestres, para minha surpresa ele me explicou que aventura foi super tranquila apesar do tempo curto e da quantidade de gente na mesa, e tudo porquê? Por ter havido um mestre principal e um mestre auxiliar.
Eu já havia sentido falta algumas vezes de uma pessoa que pudesse me auxiliar nas minhas aventuras, e olha que sou o tipo de mestre que coloco os meus jogadores para trabalhar também: peço para alguém controlar as iniciativas, para outro peço para manter os registros de aventura, a outro peço para desenhar os mapas na matriz, etc. Contudo, observando por um breve momento a mesa com 2 mestres consegui entender outras vantagens em se ter uma pessoa como auxiliar na hora da campanha.
Assim como um árbitro de futebol tem a palavra final, mas tem que confiar no bandeirinha, o mestre auxiliar tem papel fundamental no desenrolar da aventura, e principalmente para aqueles que jogam D&D, são de grande ajuda.
Quando questionei a respeito da aventura do dia do encontro com esse "mestre auxiliar", que por acaso é meu amigo, ele me deu mais detalhes: - "Enquanto um cuidava da parte narrativa, eu me encarreguei da organização. Anotava as iniciativas, controlava pontos de vida, já ia avisando os jogadores com antecedência quando chegava a vez de cada um, além de ficar sempre com o livro na mão tirando rapidamente dúvidas à respeito de regras, magias, manobras.
Caramba, neste momente senti inveja daquele mestre que contava com um auxiliar tão dedicado.
Uma das coisas que geralmente mais demora nas aventuras são os combates, justamente por que o mestre tem o trabalho de contraloar muitas vezes vários inimigos ao mesmo tempo, sem contar que os jogadores tendem a se dispersar um pouco quando não está na sua vez de jogar.
Com alguém controlando e organizando tudo como no dia do evento, até uma grande mesa de nove pessoas foi possível e relativamente fácil de conduzir.
Mas o trabalho do mestre auxiliar não se resume apenas ao papel burocrático de fazer as contas e anotações. Se para um mestre era meio trabalhoso ficar fazendo várias vozes de NPC's diferentes e interpretando trejeitos de "n" personagens, com um mestre auxiliar isso fica muito mais fácil além de ficar mais divertido.
Uma aventura onde ambos - mestre e auxiliar - conheçam bem o enredo e os personagens podem dar margem para que os dois trabalhem na interpretação dos NPC's tornando o cenário e os diálogos muito mais ricos. Isso sem contar que o fato de ser um auxiliar não diminui a sua importância com relação ao mestre-narrador. No dia do evento pude notar que durante vários momentos no meio de uma descrição o mestre auxiliar interrompia o mestre principal para complementar ou mesmo melhorar a descrição de um determinado momento.
Sinceramente, adorei a idéia do mestre auxiliar e vou começar a trabalhar esta parceria com meus amigos, pois ela só traz vantagens.
Se você tem um jogador que entende de regras e é organizado, já é um grande passo para ele se tornar seu auxiliar e quem sabe futuramente até você servir de auxiliar numa aventura dele.
Resumo da história, o melhor de tudo isso é saber que não é porque você é mestre há muitos anos - como é o meu caso - que você já sabe tudo o que há para se saber. Eu estou sempre aprendendo a cada dia com as pessoas que jogam comigo e às vezes me surpreendo com idéias tão boas como a desses dois amigos que deram show no último evento.
Espero no próximo evento poder contar com um auxiliar (quem sabe assim eu consiga terminar a aventura no tempo previsto pra variar...).

Aguardo os coments de vocês, e novamente peço àqueles que ainda não seguem o blog que por favor se cadastrem.

10 comentários:

  1. Realmente é uma boa iniciativa e talz... mas seguinte... uma coisa que temos que ver é... o mestre auxiliar tem que ser alguem de confiança...
    No Pro-Wrestling (WWE, TNA e afins) existe uma competiçao chamada TAG TEAM... é uma dupla de lutadores.. que sempre devem estar "na mesma pagina"... e saber quando ajudar um ao outro... golpes duplos e tais coisas...
    Assim como tag team... o mestre e o mestre auxiliar devem estar na mesma pagina.. Entao é bom ter aquele amigo que voce sempre pode contar.. que, no caso de voce se perder.. com um olhar ele sabera onde entrar e auxiliar... sem que os jogadores pensem em: "Ha! O mestre principal se perdeu e o auxiliar tomou a redea"... e estando os dois em sincronia.. tudo rola naturalmente...
    experimentei... aprovei e assino em baixo...

    por: Paulo Roberto, o mestre em stand by forever o/

    ResponderExcluir
  2. Fiz isso algumas vezes, tanto mestrando com alguém quanto auxiliando outro mestre.

    funciona bem com aventuras que você já jogou, por exemplo, e você quer ajudar a mestrar uma segunda vez. e já ajudei amigos iniciantes fazendo a parte mecânica também, é bom para a pessoas se concentrar na narrativa.

    ResponderExcluir
  3. Eu estava nessa mesa de 9 pessoas, e realmente, com a ajuda do mestre auxiliar a aventura fluiu de uma forma impressionante XD

    ResponderExcluir
  4. muito bacana essa idéia do mestre auxiliar,
    EU que sou um mestre iniciante, acho particulamente complicado ter que anotar os pvs e efeitos dos monstros e narrar como foi a ação ocorrida.
    Com certeza tentarei isso no meu grupo que não é grande(5 pessoas contando o mestre), talvez colocar o mestre auxiliar como um PDMA(personagem do mestre auxiliar),mas a idéia realmente é ótima!

    ResponderExcluir
  5. Acho essa sugestão uma excelente idéia, pois além de auxiliar o Mestre com sua Aventura, pode tornar a aventura mais rápida e dinâmicas...
    Seria uma boa pedida para os próximos eventos...

    ResponderExcluir
  6. Geralmente, na minha mesa, o mestre narra e eu controlo as estatisticas dos npc's, tenho o costume de fazer o relato da aventura e os mapas... Mesmo porque temos um projeto de montar um blog da nossa aventura e que tenha informções sobre as varias criaturas que encontramos pelo caminho... Acho muito legal esse lance de ajudar, porque as vezes o mestre se perde e pode prejudicar os jogadores, hehehe... Mas como eu sou da mesa, só controlo o que tá acontecendo... Não fico sabendo da história...

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca mestrei(ainda), mas se eu fosse mestrar, acharia muito bom ter alguém do meu lado. Como disse o Paulo, alguém com sintonia comigo. Sem falar que deve ser legal ser o auxiliar também, é como uma cooperação. Eu não faria questão de narrar todo encontro, acho que eu revezaria com meu/minha parceiro/a. Meio que o papel de narrador e auxiliar se misturariam. Ambos ficariam muito por dentro da história. Cada um narraria o encontro que se encaixasse melhor com seu jeito e seus interesses. Acredito que ia dar um resultado bacana.

    ResponderExcluir
  8. Bom,é uma boa iniciativa.....ter um mestre auxuliar deve ajudar principalmente nas aventuras do D&D.

    ResponderExcluir
  9. Como foi dito na matéria

    "Eu estou sempre aprendendo a cada dia com as pessoas que jogam comigo e às vezes me surpreendo com idéias tão boas..."

    Sou mestre iniciante e fazer tudo sozinho realmente é bem complicado, principalmente quando uns jogadores ficam atoa.

    Tenho um grupo pequeno, e pra mim a idéia de colocar os jogadores pra trabalhar já foi uma idéia mais que excelente... quanto a ter um mestre auxiliar... quem sabe um dia terei um grupo grande o suficiente pra isso. *_*

    ResponderExcluir
  10. Otima materia. No livro Gurps eles dão otimas informações no capitulo sobre mestrar no livro de campanhas sobre esse assunto também, lá eles chamam se não me engano o mestre auxiliar de adversario, mas é só uma expressão ele não jogo contra os jogadores ele é mais para evitar meta jogos e ajudar o mestre.

    ResponderExcluir