quarta-feira, 1 de junho de 2011

Resenha: 3:16 Carnificina Entre as Estrelas


Para aqueles que querem dar o troco
nos ET's e chutar bundas de aliens.
O que você faria se vivesse 10.000 anos no futuro, onde a Terra chegou ao ápice utópico da sociedade, onde Medicina, Engenharia, Política e todas as outras ciências atingiram seu grau máximo de perfeição?
Ora, chutaria os traseiros de todos os aliens do universo!!!

3:16 Carnificina Entre as Estrelas é um RPG de ficção científica baseado em filmes e jogos de guerras intergalácticas como Tropas Estelares e Halo.

Criado por Gregor Hutton, e vencedor do Prêmio High Rony de RPG, em 3:16 (três dezesseis) os jogadores encarnam soldados da 16ª Brigada do 3º Exercito Terráqueo (por isso o nome 3:16) e eles têm apenas uma missão: garantir que todo e qualquer tipo de vida alienígena (desde bactérias subdesenvolvidas até insetos gigantes comedores de gente) seja completamente exterminada, para que num futuro, essa raça não possa causar ameaças à Terra.

Todo mundo que já jogou ou que tem algum conhecimento sobre RPG, sabe que o primeiro passo para começar a jogar é a Criação dos Personagens onde se gasta bastante tempo e neurônios para detalhar todas as habilidades do seu querido PJ. Mas em 3:16 essa criação foi bastante simplificada por haver somente dois tipos de Habilidades denominadas: HC (Habilidade de Combate) e HFC (Habilidade Fora de Combate). Essas duas opções são as únicas escolhas para qualquer ação que o jogador quiser que seu personagem faça, de atirar com seu Rifle de Plasma até pilotar uma espaçonave alienígena.

Além da simplicidade dos atributos, 3:16 conta com uma nova mecânica de jogo chamada “Lembranças”, onde o personagem utiliza uma memória do passado para moldar uma situação atual como ele achar melhor. Essas Lembranças são divididas em Forças (uma lembrança vitoriosa do personagem) e Fraquezas (um trauma ou alguma fobia) que podem fazer com que o combate termine de uma forma gloriosa ou fazer com que o soldado fuja de medo em vez de ser comido por Criaturas-Planta Carnívoras!

Em bora seja indicado para aventuras One Shot devido à sua simplicidade, em 3:16 os personagens também podem evoluir dentro de uma campanha. Isso acontece das seguintes formas:
- Alcançando Níveis: para aprimorar suas habilidades
- Subindo de Patente: O soldado que matar o maior número de inimigos em uma missão sobe de posto. (Democrático, não?)

- Aprimorando suas Armas: para aniquilar o maior número de Aliens possível!!

O jogo vem com uma espécie de grid
que é usado para medir os alcances
entre soldados e aliens.
O que vem junto com o livro, é bem
mais simples que este e sem os soldados.
Meu maior elogio vai para a concepção do cenário, que vai contra a vertente de tudo que estamos acostumados sobre ET’s x Humanos. Na maioria dos filmes, séries ou jogos os humanos, com sua insuficiencia tecnológica e conhecimento rudimentar nos conhecimentos intergalácticos, são feitos de gato e sapato pelos alienígenas malvados que chegam sem ao menos nos dar uma explicação do porquê estão nos atacando.

Neste jogo os humanos são os “aliens malvados” que destróem tudo sem deixar um cartão de visitas (o que pode dar ao seu personagem um constante questionamento do “Porque de Estar Fazendo Aquilo”)

3:16 Carnificina Entre as Estrelas está sendo publicado no Brasil pela Editora Retropunk.

O livro inicialmente  estava sendo vendido em versão Impressa e PDF, mas o sucesso foi tão grande que a tiragem limitada da versão impressa acabou. Pelo menos na loja da Retropunk. Procure em outras lojas on-line, quem sabe você ache?

Mas não fique triste. Se você não achar a versão impressa ainda pode adquirir a versão do livro em PDF pela bagatela de R$ 11,90 direto na loja on line Retrostore

Fica aí a dica para veteranos, novatos e leigos no mundo do RPG.

Um abraço a todos do seu guia
Alberto "Bebeto"Miranda

7 comentários:

  1. Eu comprei o PDF do 3:16 para ver se eu iria gostar. Gostei tanto que comprei o livro impresso em seguida. Estou fazendo pensando em fazer um box pro meu 3:16. Qualquer coisa posto aqui no blog.

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha de um excelente RPG! =)
    Se alguém se interessar pela versão impressa, comprei a minha na Moonshadows(www.moonshadows.com.br) há 1 mês, devem ter em estoque ainda.
    Em alguns posts da Retropunk sobre o livro, tem alguns links de recursos úteis para baixar como mapas de alcance, fichas e tokens de persoangens e aliens para imprimir.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou literalmente apaixonado por essa nova Leva de RPG's.. os atuais "RPG's Indies".. tem tanta coisa boa, simples e divertida que eu quero fazer pelo menos uma resenha por semana sobre tudo que eu encontrar nesse novo mundo!!

    E claro, Explorar tambem dá XP né galera??

    Bebeto

    ResponderExcluir
  4. Também estou! Ultimamente estou testando vários RPGs simples indies =)
    Próximo vai ser o Fiasco(que a Retropunk já anunciou que lançará a tradução aqui no Brasil).

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a resenha. Sempre senti falta de um bom RPG espacial, sem ter que jogar algo 100% conhecido, como adaptações de Star Wars ou Startrek, vo comprar o meu.

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de deixar o link da loja de rpg Taberna do Dragão, onde você encontrará uma grande variedade de dados para jogos.

    ResponderExcluir
  7. Rafa,é Thais sua irmã,te falar segue esse blog ,por que preciso de seguidores ele é um projeto da faculdade... só se der! beijos depois apaga esse comentário ok! beijo!

    ResponderExcluir