quinta-feira, 30 de junho de 2011

Resenha: Lady Blackbird


Sejam bem vindos ao The Owl a skyship pirata mais cobiçada do submundo em Wild Blue!! Não faz idéia do que estou falando? Então descubra a última palavra em tecnologia a vapor que hoje eu irei levá-los ao maravilhoso – e fumacento – universo steampunk de Lady Blackbird!!
Ganhador do ENnie de prata na categoria Melhor Jogo Gratuito, Lady Blackbird é um jogo de apenas 16 páginas disponível para download na internet no site do próprio criador, John Harper.
Em uma ambientação misturada entre steampunk, viagens espaciais e piratas, Lady Blackbird começa contando a historia de Natasha Syri (ou Lady Blackbird para os íntimos) que está tentando fugir de um casamento arranjado para se encontrar com seu único e verdadeiro amor, o Rei Pirata Uriah Flint. Para por seu plano em pratica, ela contrata a tripulação de contrabandistas da skyship The Owl e consegue escapar de seu planeta natal, o mundo imperial Illysium. Mas no meio do caminho, a nave pirata é interceptada e capturada pelo cruzador Imperial, Hand of Sorrow, sob a acusação de voar com uma bandeira falsa. Todos são detidos e o jogo começa neste ponto, com a boa e velha pergunta “então, o que vocês irão fazer??”
O cenário se passa em um pequeno “sistema solar” - quando digo pequeno, é pequeno mesmo, sendo possível atravessar de uma extremidade a outra em 6 semanas - chamado de Wild Blue, onde quatro planetinhas orbitam em volta de uma estrela fria, cada um com sua própria cultura, costumes e leis. Uma camada densa de gases tóxicos se forma abaixo da Wild Blue, qualquer nave que entre nas chamadas Lower Depths são corroídas e danificadas pela névoa tóxica, o que seria um lugar perfeito para criminosos e piratas se esconderem das naves imperiais, se não fossem as criaturas místicas que ali vivem, como as temidas sky squid.
O Sistema de Lady Blackbird é extremamente simples – tão simples que ele é inteiramente descrito em apenas uma pagina do manual – usando dados de seis lados para resolver qualquer situação. Para atingir um objetivo, o jogador precisa conseguir um numero de sucessos nos dados referente ao nível de dificuldade daquela tarefa, - então quanto mais dados você tiver para jogar melhor! -, sendo considerado qualquer numero de quatro para cima um sucesso. Cada jogador começa com um Pool com sete dados e pode escolher quantos deles irá usar em cada situação, sendo que a cada sucesso aquele dado é retirado do seu Pool e a cada falha o dado retorna e você recebe um dado adicional. O jogador só rola dados se a situação envolver algum perigo ou complicação para o grupo, caso contrario o personagem é capaz de fazer tudo sem precisar testar suas habilidades.
Este jogo possui um atrativo em seu sistema um tanto quanto curioso e interessante: há uma troca de papeis entre Mestre e Jogadores. O que o próprio autor do livro sugere, é que o Mestre não seja um Narrador, mas que seja apenas um Ouvinte. Ou seja, quem conta a historia são os jogadores, o mestre apenas joga algumas idéias no ar, com perguntas sobre os sentimentos dos personagens, sobre a situação em que eles se encontram, ou até mesmo como eles reagem a certas situações.
As fichas de personagens são baseadas em três características: TraitsKeys e Secrets. Não possui qualquer atributo ou bônus.
As Traits são o conjunto de habilidades do personagem, aquilo que o personagem é capaz de fazer de uma forma geral – por exemplo, Snargle, o Goblin piloto da nave, possui as Traits, Pilot, Sky Sailor, Goblin e Sly -. Cada Trait possui Tags, que são especificações dentro de cada habilidade. O jogador recebe um dado adicional para cada Trait e Tag que se aplicar a situação que ele pretende realizar.
As Keys são as características mais importantes dos personagens, pois são elas que determinam a personalidade e o background. É pelas Keys que o personagem recebe XP e evolui dentro do jogo. Para ativar uma Key o jogador precisa agir da forma como ela é descrita, ou seja, ele precisa interpretar seu personagem fielmente! Cada Key ativada garante ao jogador um XP ou um dado novo em seu Pool – Cyrus Vance, o capitão da The Owl, possui a Key of Commander, que é ativada quando o capitão dita um plano e distribui ordens para ver seu plano acontecer. – cada Key possui um buyoff, que é o abandono da sua Key em troca de outras habilidades, mais dados para o Pool (para um máximo de 10) ou até mesmo outra Key.
Secrets são as habilidades extraordinárias dos personagens, sejam por magia ou qualquer outra explicação sobrenatural, utilizadas uma vez por sessão de jogo, para favorecer o grupo em uma situação de extrema necessidade - Lady Blackbird é uma praticante das artes mágicas e possui a Secret of Inner Focus, que permite a ela realizar uma re-rolagem caso falhe em algum teste envolvendo seus feitiços. – Outros Secrets também podem ser adquiridos durante o jogo através de XP.
Lady Blackbird é um pdf de apenas 16 paginas e é distribuído gratuitamente pelo site http://www.onesevendesign.com/ladyblackbird/.

Mais uma recomendação do seu guia rpgístico

Alberto Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário